Lagartixa leopardo
Classificação:
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Reptilia
Ordem:Squamata
Família:Gekkonidae
Subfamília:Eublepharinae
Género:Eublepharis
Espécie:E. macularius

O Eublepharis macularius, conhecido vulgarmente por Lagartixa-leopardo, osga-leopardo, ou gecko-leopardo (ou leopard gecko, em inglês) é um réptil pertencente à família Gekkonidae. Esse réptil, originário do Oriente Médio (Paquistão, Afeganistão e Irã) e da Índia, pode chegar a medir aproximadamente 25 centímetros.A lagartixa-leopardo recebe este nome devido à belíssima coloração de sua pele que, com a base amarelada coberta de pintas pretas, lembra muita a do famoso felino africano leopardo. Porém, os filhotes são bem diferentes: ao invés das pintas possuem listras pretas, somente na transição de jovem para adulto que as pintas começam a aparecer.
Este lagarto terrestre encontra-se normalmente nas áreas desérticas e montanhosas do Paquistão, oeste da Índia e Afeganistão. Tem entre 1 e 2 ovos por cada postura, e a incubação demora aproximadamente 60 dias. Tem um período de vida de até 20 anos. Pertence a uma família na qual estão inclusas todas as lagartixas com pálpebras móveis, porém diferentemente das lagartixas mais comuns, a lagartixa-leopardo não possui discos adesivos nas pontas dos dedos.
Possuem hábitos predominantemente noturnos estando então muito ativos durante a noite procurando as suas presas. Observá-los nesta atividade é uma tarefa bastante gratificante. O seu olhar alargado, vivo e alerta redobra quando ele avista a sua presa. Aliás, é desta vivacidade de olhar que lhe vem o nome eublephar que em latim significa pálpebra. A pele, que regularmente mudam, estranhamente faz parte da sua dieta. Como outros répteis, a lagartixa-leopardo, de tempos em tempos, também troca de pele. Essa pele começa a ficar esbranquiçada e se solta de todo o corpo lembrando uma pessoa que está descascando por causa do sol. Após solta, esta pele é ingerida pela própria lagartixa pois contém alguns nutrientes importantes.
A alimentação dos geckos deve ser rica e variada. Pode ser baseada em larvas de tenébrio e grilos, mas devem ser dadas também baratas argentinas, larvas de buffalo, gafanhotos e a geckos adultos também podem ser dados pinkis (ratos bebés). Estes devem ser previamente polvilhados com vitaminas e suplemento de cálcio. As minhocas ficam frequentemente vivas no interior do animal pelo que é aconselhável cortá-las previamente. Deve ser dado alimento de dois em dois dias, preferencialmente à noite, e de 3 em 3 doses deve ser adicionado o complemento vitaminico.
Embora a lagartixa-leopardo tenha sido o primeiro lagarto a ser domesticado nos Estados Unidos, no Brasil não é permitido que as pessoas a mantenham em casa e muito menos a sua comercialização, portanto aqui, não é considerado um animal de estimação.
