Basilisco verde
Classificação:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Ordem: Squamata
Família: Corytophanidae
Género: Basiliscus
Espécie: B. plumifrons

O basilisco verde (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. Alimenta-se de insetos, ovos, flores e pequenos vertebrados como aves e peixes. Seu tempo de vida em cativeiro dura entre 10 a 20 anos, mas na natureza ele raramente vive tanto, pois possui muitos predadores naturais como aves de rapina, serpentes e mamíferos carnívoros. Pode chegar a medir 80cm de comprimento.
O seu peso é de aproximadamente 90 gramas. Seu crescimento é constante, rápido quando são novos e não-linear para basiliscos maduros. Suas longas saliências semelhantes a cristas reforçadas em três pontos distintos (cabeça, parte traseira, e cauda) conferem a impressão das criaturas pré-históricas tais como dimetrodonte e espinossauro, e dando a origem de seu nome "basilisco".
O basilisco verde é uma espécie diurna, semiaquática e semiarbórea. Possui a incrivel habilidade de correr sobre a água em curtas distancias em até aproximadamente 11km/h. A explicação para o fenômeno é uma combinação de anatomia e velocidade. O basilisco possui patas traseiras com dedos longos, dotados de uma estrutura semelhante a uma franja, que se desdobra ao atingir a água e cria bolhas de ar que dão sustentação ao lagarto. Durante a corrida, seus pés se movem com força e rapidez tão grandes que eles nunca afundam mais do que alguns centímetros. Um humano precisaria correr a 104 quilômetros por hora para conseguir essa façanha, isso lhe rendeu seu apelido em inglês: Jesus Christ lizard, “lagarto Jesus Cristo” . Quando diminui a velocidade, ele afunda na água, sendo também um exelente nadador, podendo ficar em até 30 minutos em baixo da água.
Os machos são extremamente territorialistas, e um único macho pode tomar conta de um território contendo um grupo de femeas as quais ele se acasala. A femea coloca 5 a 15 ovos na áreia quente e úmida ou em alguma cavidade no solo. Os ovos eclodem em um període de 55 a 105 dias, onde nascem filhotes totalmente independentes pesando apenas 3g.
