Iguana
Classificação:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Iguanidae
Género: Iguana

A Iguana verde ou iguana comum (Iguana iguana) é uma espécie herbívora que vive em árvores. Nativas da América Central e Sul e Caribe. A iguana-verde está distribuida do sul do Brasil e Paraguai para o norte até o México e o Caribe, e em Puerto Rico, onde eles também são conhecidos como "Gallina de palo", são muito comuns em toda a ilha, onde é visto como um animal intruso da América do Sul, e no Estados Unidos como populações selvagens do Sul da Flórida (incluindo as Florida Keys ), Hawaii, e a Vale do Rio Grande do Texas, já que naturalmente a iguana não é nativa dos EUA e nem do Brasil, elas foram introduzidas nesses locais.
As iguanas estão distribuídas nos Gêneros Amblyrhynchus, Brachylophus, Conolophus, Ctenosaura, Cyclura, Dipsosaurus, Iguana e Sauromalus. Em nosso país, ocorre somente uma espécie: a iguana-verde (Iguana iguana), encontrada no norte, nordeste e pantanal. Tal representante é um dos répteis criados em cativeiro mais amplamente encontrados, em todo o mundo.
Ao nascerem, esses animais são de coloração verde, bastante intensa. Quando adultos, sua coloração passa a ser mais escura, geralmente com rajados pretos ou cinzas. Nesse momento, podem alcançar 10 quilos, e 180 centímetros de comprimento, ou seja 1,80 m de comprimento; sendo 2/3 deste valor referente à sua cauda.
A cabeça se apresenta com escamas numerosas, geralmente assimétricas e de tamanho pequeno. Da nuca até a cauda, há uma crista; e na garganta, um saco dilatável. As unhas são fortes e pontudas, essenciais para ficarem agarradas em árvores, e se encontram em cada um dos cinco dedos encontrados nas patas.
Possui hábitos diurnos, costumam viver na copa de árvores, alimentando-se predominantemente de vegetais e, em alguns casos, pequenos invertebrados. No Panamá, um dos alimentos preferidos da iguana verde é ameixa selvagem (Spondias mombin). Quanto à reprodução, liberam cerca de 30 ovos por postura, em buracos construídos no chão, posteriormente cobertos por folhas. A expectativa de vida é de quinze a vinte anos.
As iguanas se reproduzem uma vez ao ano, geralmente entre os meses de outubro a abril. A iguana-verde começa a se reproduzir cedo, a partir dosegundo ou terceiro ano de vida, quando atinge a maturidade sexual. Os animais adultos podem ser facilmente diferenciados quanto ao sexo. Os machos apresentam a crista-dorsal e a prega-gular muito desenvolvidas, além de mandíbula forte e robusta. As fêmeas, por sua vez, apresentam em geral uma coloração mais pálida, com a crista-dorsal curta, mandíbula e prega-gular pouco desenvolvidas.


Dimorfismo sexual em adultos da iguana-verde. A) Macho adulto (com crista-dorsal e prega-gular desenvolvidas e mandíbula robusta). B) Fêmea adulta (com crista-dorsal curta, prega-gular e mandíbula pouco desenvolvidas).
Os machos costumam defender territórios no início do período reprodutivo (de outubro a dezembro), época na qual realizam várias apresentações para as fêmeas (movimentos com a cabeça e tronco, além de exibição da prega-gular). Durante esse período os machos se alimentam muito pouco, dedicando o tempo quase que exclusivamente para a defesa de território. Após o cortejo as fêmeas escolhem os machos que se mostraram mais atrativos para reprodução. Ao final do período de cópula (entre os meses de dezembro e janeiro), os machos param de defender seus territórios e aumentam o tempo gasto na busca por alimentos, a fim de recuperarem as reservas de energia gastas durante o período de acasalamento. Aproximadamente 10 semanas depois da cópula, as fêmeas constroem um ninho subterrâneo e põem seus ovos (que podem variar em um número de 14 a 68 por fêmea). Geralmente cada fêmea constrói seu ninho, mas a postura de ovos feita por mais de uma fêmea num mesmo ninho é frequentemente observada em áreas onde locais adequados para realização da postura são escassos. O período de postura geralmente ocorre entre os meses de janeiro e abril e o nascimento das iguanas jovens ocorre entre os meses de abril e junho.


Alguns exemplares da família Iguanidae: A) Iguana-verde (Iguana iguana). B) Iguana-cubana (Cyclura nubila). C) Iguana-das-Antilhas-Menores (Iguana delicatissima).
Você sabia?

O consumo da carne de iguana gerou muita polêmica entre os espanhóis durante a colonização da América. Existia a dúvida se estes animais deveriam ser considerados como peixes ou seriam uma carne proibida durante a abstinência católica. De qualquer forma, a carne de iguana foi consumida durante a sexta-feira santa como se fosse um peixe durante muito tempo, um fato histórico engraçado.