top of page
Dragão barbudo
Classificação:

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Sauropsida

Ordem: Squamata

Subordem: Sauria

Família: Agamidae

Género: Pogona

Espécie: P. vitticeps

Os dragões barbudos são originários da Austrália. Os Pogona vitticeps (nome científico do dragão barbudo) . O dragão barbudo é um animal onívoro e a sua dieta é constituída por insetos, vegetais e frutos. O corpo do dragão barbudo é compactado, chegando a medir entre 50 e 60 centímetros de comprimento. Possui mesclagens de coloração corporal da cabeça até a calda, especialmente com a existência de tons tostados e sarapintados de preto que contratam com a tonalidade clara de seu peito. Geralmente, a cabeça é a parte onde a coloração é mais intensa, tal como em suas patas e no entorno de seus olhos. Tons alaranjados e cores variantes entre bege, verde musgo e cinza são aceitos para a espécie.

 

Os dragões barbudos por vezes seguram-se em três patas e utilizam a pata livre (dianteira) para fazer uma espécie de aceno, rodando a pata e fazendo pequenos círculos no ar. Pensa-se que este comportamento signifique submissão, pois normalmente, os dragões só fazem isto após o manuseio ou em resposta a outros dragões de hierarquia superior.

 

 

 

Abanar a cabeça verticalmente (head bobbing) é um comportamento típico nos dragões barbudos machos e normalmente e acompanhado por um exibir da barba (mais em baixo). Estes movimentos são feitos de modo rápido e brusco, ou seja, movimentam a cabeça para cima e para baixo rapidamente. Este movimento é mais acentuado na época de reprodução. Significa dominância; as fêmeas geralmente abanam a cabeça em sinal de submissão, os gestos são mais lentos e não tem a mesma espontaneidade dos machos.

 

O dragão barbudo levanta bastante a cauda quando não se sente seguro, quando está desconfiado, característica do estado de alerta nesta espécie.Esta atitude pode também ser testemunhada nas fêmeas na época de acasalamento e serve para mostrar ao macho que está pronta para acasalar.

 

Os dragões barbudos exibem a barba, quando se sentem ameaçados, através da impulsão de um osso: esticam a pele da garganta, que imediatamente fica preta, adoptando assim um ar mais feroz para tentar intimidar. Este comportamento é pouco típico, ainda assim, os dragões fazem-no para esticarem a pele dessa região e muitas vezes para facilitar a muda de pele na mesma zona. 

Fase e Morph

Os dragões barbudos são dotados de diferentes características físicas e entre elas a sua coloração ou fase. A fase é no fundo o padrão que distingue cada exemplar. Existem variadíssimas fases, daí ser impossível expor todas as fases neste artigo. Em suma podemos dizer que é através da genética que se pode definir a fase. A ciência tem permitido também efetuar manipulação genética com dragões barbudos, de forma a criar novas fases. A imagem em baixo contem algumas fotos representativas das fases mais conhecidas em dragões barbudos.

 

Sexagem

Os dragões adultos são mais fáceis de sexar, pois os machos apresentam características bem diferentes das fêmeas: são mais largos e têm a cabeça mais comprida. Contudo, para ter a certeza do sexo do seu dragão barbudo, podemos observar as saliências que se encontram ligeiramente acima da colaça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                         

 

SEXAGEM DE DRAGÃO BARBUDO: MACHO (À ESQUERDA) E FÊMEA (À DIREITA)

Devemos segurar o dragão barbudo na palma da mão, com a cauda virada para nós e cuidadosamente levantarmos a cauda do animal e examinar a área logo acima da abertura ventral. Estas saliências são perceptíveis a partir dos três meses de idade.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page